Musicarium reforça a excelência ao ser uma das únicas instituições do País a basear documento nos padrões internacionais do Global Reporting Initiative (GRI)
A busca pela excelência e pelos altíssimos padrões de transparência são premissas para o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira que agora lança seu Relatório Social 2024. A publicação é um marco na trajetória da instituição e foi estruturada com base nos padrões internacionais do Global Reporting Initiative (GRI) e nos Temas Materiais Setoriais do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), reconhecidas metodologias de reporte de sustentabilidade do mundo.
Com o documento, o Musicarium se posiciona como uma das únicas instituições culturais do Brasil a adotar os critérios GRI, reafirmando seu compromisso com a transparência, responsabilidade social e gestão estratégica. O Relatório Social 2024 do Musicarium traz dados sobre educação musical, impacto social, acessibilidade, diversidade, sustentabilidade e empregabilidade de jovens músicos, além de indicadores de desempenho que demonstram o alcance real das ações.
“Estamos entregando à sociedade um relatório que reafirma um compromisso com o futuro da música, da educação e da cidadania cultural no Brasil. Adotar os padrões do GRI mostra que a arte deve ser gerida com o mesmo nível de seriedade e transparência exigido das grandes organizações internacionais”, destaca Ernesto Heinzelmann, presidente do Conselho de Administração do Musicarium.
DESTAQUES DE 2024
- Implementação de métricas e políticas de transparência e relação com fornecedores.
- 180 alunos bolsistas, 70% da rede pública de ensino.
- Primeira turnê internacional (Suíça, Alemanha e Holanda)
- SROI de 1,32 — cada R$1,00 investido no Musicarium gera um benefício social equivalente a R$1,32.
- Reconhecimento em prêmios como Joinville Faz Bem, Juarez Machado de Turismo e Líderes do Ano (LIDE).
- Reconhecimento como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual.
- Inclusão e equidade – 100% dos alunos com bolsa. Programas de acessibilidade e apoio à permanência.
- Transformação comunitária – Mais de 20 apresentações públicas e ações em espaços culturais.
Oportunidades de carreira
- 15 alunos atuando profissionalmente no setor musical.
- 44 alunos integrantes da Orquestra Jovem sendo 39 recebendo bolsa-auxílio.
- 43 Alunos integrantes da Orquestra Kids.
O relatório traz, ainda, as perspectivas para o futuro, alinhadas ao Projeto Musicarium 2030, um plano estratégico de expansão, fortalecimento institucional e internacionalização.
“Este documento é um retrato do sucesso do Musicarium que não seria possível sem o apoio fundamental das famílias de nossos alunos e da dedicação incansável dessas crianças e jovens. Inspirados por eles, buscamos elevar nossa transparência e cuidado com desenvolvimento sustentável para alcançar nosso objetivo de formar cidadãos comprometidos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do futuro”, pontua Sergio Ogawa, diretor-presidente do Musicarium.
O Relatório Social 2024 pode ser acessado em musicarium.org.br/transparencia.
Seja parte dessa história
Cada conquista apresentada neste relatório é fruto do comprometimento de alunos, pais, professores, colaboradores e patrocinadores. Torne-se um apoiador do Musicarium: conheça as formas de doar e ajude-nos a a gerar ainda mais resultados com oportunidades concretas para novas gerações.