skip to Main Content

FORMAÇÃO

CICLO DE FORMAÇÃO MUSICARIUM

O Musicarium é um centro de formação profissional de jovens músicos e orquestras de excelência. Investimos em alunos apaixonados por música e que tenham como objetivo seguir carreira como profissionais, almejando integrar a futura Orquestra Filarmônica do Musicarium (2030) e/ou atuando como professores em nossa Academia de Música, criando, assim, um ciclo virtuoso de formação.

O Ciclo de Formação do Musicarium está dividido em seis níveis: uma etapa de Introdução Musical, quatro Programas de Formação e uma etapa de estudos intensivos de Preparação para o Ensino Superior.

Os diferentes níveis de formação estão relacionados às disciplinas teóricas e complementares, enquanto a prática instrumental é desenvolvida paralelamente, de forma individual, ao longo de todo o ciclo de formação, otimizando o ritmo de desenvolvimento do aluno nas diferentes competências artísticas, musicais e técnicas.

programas

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO MUSICAL

Duração: 4 semestres
Faixa etária: 4 a 6 anos
Disciplinas trabalhadas:

  • Violino
  • Flauta doce
  • Instrumentos de percussão erudita

Esse programa não exige conhecimento musical prévio e busca desenvolver sensibilidade e habilidade por meio de práticas e experimentações com instrumentos em grupo.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO MUSICAL DE NÍVEL INICIANTE

Duração: 4 semestres
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Disciplinas trabalhadas:

  • LPM (Linguagem e Percepção Musical) – em grupo
  • Canto coral

A partir dessa modalidade, o aluno inicia seus estudos para se tornar um futuro músico profissional, optando ou sendo direcionado para um dos instrumentos que compõem a orquestra:

  • Cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo;
  • Madeiras – flautas, oboés, clarinete e fagote;
  • Metais – trompete, trompa, trombone e tuba;
  • Percussão – tímpano, triângulo, caixas, bombo, pratos, sinos, xilofone, vibrafone, marimba, entre outros.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO NÍVEL BÁSICO

Duração: 4 semestres
Disciplinas trabalhadas:

  • LPM (Linguagem e Percepção Musical) – em grupo
  • Canto coral

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Duração: 4 semestres
Disciplinas trabalhadas:

  • Solfejo – em grupo
  • Linguagem e percepção musical – em grupo
  • Piano complementar – individual
  • Prática de música de câmara e orquestra

A partir do nível intermediário, o aluno pode iniciar as aulas complementares de piano, de acordo com a disponibilidade de horários.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO NÍVEL AVANÇADO

Duração: 4 semestres
Disciplinas trabalhadas:

  • História da música – em grupo
  • Harmonia – em grupo
  • Contraponto – em grupo
  • Fuga – em grupo
  • Piano complementar – individual
  • Análise musical – em grupo
  • Prática de música de câmara e orquestra

PROGRAMA INTENSIVO DE PREPARAÇÃO PARA FORMAÇÃO SUPERIOR

Duração: 2 semestres

Esse programa foca na continuidade da formação de nível avançado, visando preparar o aluno para ingressar em cursos superiores no Brasil e, principalmente, no exterior.

Nessa etapa, além da prática intensiva, o aluno terá aulas de piano, um requisito para ingresso em universidades estrangeiras, independentemente de seu primeiro instrumento. O estudante será inserido em uma agenda de masterclasses direcionados de forma específica para o seu pleno desenvolvimento musical. Paralelamente, são oferecidos cursos de idiomas e soft skills para facilitar seu processo de adaptação a outras culturas.

Ensaio da Camerata Musicarium

GRUPOS DE CâMARA E ORQUESTRAS

A partir de sua entrada no Programa de Formação de Nível Básico, o aluno pode ser selecionado para fazer parte de uma das Orquestras do Musicarium: Infantil ou Jovem Experimental.

Ao integrar uma delas, pode ainda ser incluso em um dos Grupos de Câmara do Musicarium: Camerata, Conjunto de Sopros, Conjunto de Metais ou Conjunto de Percussão.

Como membro de uma das Orquestras/Grupos de Câmara, o aluno passa a frequentar as práticas e ensaios gerais de grupo, realizados normalmente aos sábados, das 9h às 15h.

OFICINAS, MASTERCLASSES E APRESENTAÇÕES

Os Programas do Musicarium são permeados por uma agenda regular de oficinas, masterclasses e apresentações, que podem ser opcionais ou obrigatórios, dependendo de onde o aluno esteja inserido.

Oficinas

As oficinas ocorrem, geralmente, duas vezes ao ano — durante o recesso escolar — e consistem em um período de 3 a 5 dias de prática de grupo e aprendizado intensivos, com professores da casa e também convidados.

Oficina com Alejandro Aldana, Spalla da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo

MAsterclasses

A realização de masterclasses é frequente ao longo do ano, com professores ou palestrantes especiais para tratar de temas específicos direcionados a pequenos grupos, ou com foco individual em alguns estudantes para atender às necessidades de desenvolvimento dos alunos.

Masterclass com Ricardo Barbosa, primeiro Oboé da Osesp

apresentações

O Musicarium promove diversas APRESENTAÇÕES internas e externas ao longo do ano. São oportunidades para os estudantes se habituarem à rotina de performances ao vivo, que fazem parte da vida do músico profissional.

Os formatos variam de grandes concertos, com a Orquestra e Grupos de Câmara, até recitais de pequenos grupos e individuais. Parte dessas apresentações são realizadas em contrapartida para patrocinadores, em eventos de divulgação do Musicarium, ou também de promoção da cultura musical na região. Essas ações representam um importante aspecto da sustentabilidade e da função sociocultural da instituição.

Concerto de celebração da parceria entre Musicarium e Cidade das Águas

processo seletivo

O ingresso no Musicarium ocorre exclusivamente por meio de processo seletivo realizado duas vezes ao ano, em janeiro e junho. Os candidatos também passam por provas de nivelamento para determinar em qual nível de cada disciplina deverão iniciar seu processo de formação.

O número de vagas ofertadas, assim como o nível de conhecimento musical prévio exigido, é determinado pela disponibilidade e necessidades da academia.

As inscrições são realizadas por meio eletrônico, divulgado na ocasião da abertura de cada processo de seleção. Assine nossa Newsletter para saber em primeira mão as datas de inscrição e outras informações do Musicarium.

depoimentos

Perguntas frequentes:

Crianças e jovens entre 4 e 17 anos.

Crianças de até 6 anos podem participar do processo de seleção para o Programa de Introdução Musical, sem conhecimento prévio de música e sem experiência com qualquer instrumento. Nesse caso, o processo seletivo foca em aptidão ou predisposição para atividades musicais. 

A partir dos 7 anos, o candidato deve participar de processo seletivo para o Programa de Formação Musical de Base, em que serão avaliados conhecimentos prévios de teoria musical e prática de instrumento. Havendo vagas disponíveis, poderão ser considerados também os candidatos sem nenhum conhecimento prévio do assunto

O limite de idade para ingressar no Programa de Formação Musical é de até 17 anos.

Em casos extraordinários, de acordo com a necessidade do Programa, com a disponibilidade de vaga e com a condição técnica do aluno, serão admitidos alunos mais velhos, sendo que o limite máximo para admissão, nesses casos, é de 25 anos.

PROGRAMA DE INTRODUÇÃO MUSICAL – aproximadamente 30 minutos por dia, além do tempo das aulas.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO MUSICAL INICIANTE E BÁSICO – entre 1h e 4h por dia, além do tempo das aulas.

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO – em torno de 4h por dia, além do tempo das aulas.

Não. Os programas do Musicarium são categorizados como cursos livres e não substituem nem são associados a nenhuma etapa do ensino regular. Estar matriculado em uma instituição de ensino ou comprovação de homeschooling equivalente ao ensino regular é pré-requisito para o ingresso no Musicarium.

Todos os alunos do Musicarium são contemplados com bolsas de estudo. De acordo com as condições da família, o aluno pode entrar com bolsa integral ou parcial.