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sobre o
musicarium

nosso propósito

O Musicarium é um centro de formação de orquestras, com o propósito de desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência.

o início

Com o objetivo de estabelecer uma Orquestra Filarmônica Profissional, o Musicarium surge em 2017, como um projeto do Core Excellence Center, focado na formação de base com musicalização infantil e iniciação musical.

A relevância de nosso propósito sociocultural se confirma já no primeiro processo seletivo, quando as 100 vagas oferecidas foram disputadas por 700 candidatos, dos quais 85% eram crianças e jovens da rede pública de ensino de Joinville/SC região.

METAS CUMPRIDAS

Após três anos, com metas cumpridas, uma Orquestra Infantojuvenil formada e novos objetivos ainda maiores no horizonte, o Instituto Core de Música assume a identidade jurídica própria como Musicarium Academia Filarmônica Brasileira. Com a perspectiva de se tornar uma referência internacional, continua transformando vidas por meio da música, fomentando a cultura e formando cidadãos de excelência.

diferenciais do musicarium

O Melhor Corpo Docente

Nossos professores, além da sólida formação no Brasil e no exterior, possuem experiência como instrumentistas em orquestras sinfônicas profissionais. A seleção dos profissionais considera a didática para o público infantojuvenil, consolidando o Musicarium como um centro de formação de orquestras com foco nas crianças e jovens.

Instrumentos de Alta Qualidade

Os alunos têm contato com o que há de melhor no mundo em termos de instrumentos musicais desde o início da sua formação. Possuímos parcerias com os maiores fabricantes de instrumentos profissionais do mundo, além de indivíduos que gentilmente cedem verdadeiras joias de suas coleções particulares para serem usados na academia e nas orquestras. São empresas e pessoas que consideram o Musicarium referência no desenvolvimento de jovens músicos e formação de orquestras.

foco no individuo

O MUSICARIUM enxerga além do espetáculo e é movido por proporcionar ao dia a dia das crianças e jovens da academia, novos caminhos e um futuro seguro e digno.

No Musicarium, contamos com:

  • Programa pedagógico e artístico personalizado;
  • Planejamento de longo prazo;
  • Investimento em infraestrutura;
  • Governança com gestão enxuta, eficaz e transparente.

alunos do musicarium

CORPO DOCENTE

Graduada em Licenciatura em Música pela Unespar/Embap, tendo como instrumentos o piano e a flauta doce, e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano.

Participa ativamente de cursos, oficinas, seminários e workshops na área de educação musical. Atuante em projetos sociais como professora de crianças e adolescentes na musicalização infantil, flauta doce, teoria musical e canto coral.

Realizou intercâmbio para Hamburgo/Alemanha, através do Projeto Dorcas, onde participou de atividades de canto coral, flauta doce e educação. Regeu o Coral da Caixa de Assistência ao Advogado e OAB Paraná, e atualmente é regente do Coral do Ministério Público do Paraná e professora de flauta no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Iniciou os estudos de música e trompete na igreja Assembléia de Deus, com o professor Paulo César Francisco e, em seguida, no Centro Cultural de Bauru com o professor Paulo Marcos Gomes Pereira.

É formado em trompete pelo Conservatório de Tatuí e em educação musical pela Universidade do Sagrado Coração (USC-Bauru) e mestrando em música pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Atuou como regente da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, educador e supervisor técnico do Projeto Guri e trompetista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Atualmente, é trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná, professor de trompete no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atual UNESPAR) e pós-graduado como pianista acompanhador pela FAAC. Iniciou seus estudos musicais com o órgão eletrônico aos seis anos de idade.
Estudou com a renomada pianista russa Olga Kiun e já participou de masterclasses com Martina Graff (Alemanha), David Witten (EUA), IHsuan Tsai (China) e Evgene Izotov (Rússia).
Atua como pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville onde já acumulou o cargo de coordenador do Núcleo Musical. Possui ampla experiência atuando como pianista em grupos de câmera e orquestra, em Curitiba e Joinville. Atua ativamente como pianista de diversos coros pelas cidades de Joinville, Pirabeiraba e Itapoá, como o coro do Vox Camerata e o coro da Sociedade Cultural Lírica.
Atualmente, integra o corpo docente da Musicarium Academia Filarmônica Brasileira lecionando piano.

Bacharel em Música – Instrumento Percussão pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) Mestrando em Música na Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes (PPG- Mus). Foi aluno na classe do professor Rubén Zuñiga no Instituto Baccarelli, atuando também como percussionista/timpanista da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Foi ganhador do primeiro Concurso De Música De Câmara do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”. No ano de 2016 obteve o segundo lugar no Concurso P.A.S Brasil De Percussão Orquestral. No Equador, ministrou workshops e realizou concerto no Conservatório Nacional de Música de Quito além de tocar com Mónica Navas (duo de percussão) no teatro Casa de la Música em Quito. Atuou como percussionista solista da Orquestra Sinfônica do theatro São Pedro (2015-2017). Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica do Paraná e do grupo Lapercutório e Leciona percussão no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Graduada em Pedagogia pela UNIPAR (Universidade do Paraná) com formação em Piano, Teoria e Solfejo Musical, Iniciação à Regência, História da Música e Harmonia pela Academia Musical Schubert com a Professora Austríaca Vera Schubert e com o pianista Antonio Bezzan. Ao longo de sua carreira profissional, lecionou Piano, Teoria Musical, Flauta Doce, Órgão Eletrônico e Teclado Eletrônico.

Pianista, arranjador e compositor, premiado em vários concursos de piano, é autor de composições e arranjos para formações orquestrais e de câmara de destaque no país. Integrou a classe da respeitada pianista russa Olga Kiun, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Atua como pianista e arranjador da orquestra “à Base de Sopro” do CMPB onde já atuou com Egberto Gismonti, André Mehmari, Nailor Proveta, Léa Freie, entre outros. Como solista, já se apresentou com os principais grupos de música erudita do Paraná; OSP e Camerata Antiqua de Curitiba.

Lecionou durante 2 anos no Curso Superior de Música da UFPR e na Escola de música e belas artes do Paraná. Atualmente trabalha como instrumentista contratado e arranjador de estudio e leciona piano no Musicarium Academia Filarmonica Brasileira.

Iniciou seus estudos de trombone no projeto sociocultural NEOJIBA, onde chegou a fazer parte da principal Orquestra do projeto com a qual realizou 3 turnês internacionais, nos Estados Unidos, Suíça , Inglaterra, Itália e França
Ministrou master classes para mais de 100 alunos no interior e na capital da Bahia e representou o Brasil na Youth International Orchestra, que realizou o concerto de aniversário da ONU na sua sede em NY no ano de 2014.
Também foi representante brasileiro em duas turnês internacionais da Orchestra of the Americas na europa e no México. Nessa orquestra teve como professor e coach Karl Frisendahl (Royal Stokolm Orchestra) e Martin Schippers (Royal Concertgebouw Orchestra).
Foi vencedor do 1⁰ prêmio no concurso de solista da ABT( Associação Brasileira de Trombone) e do 2⁰ prêmio no Concurso de solista do Projeto Bone Brasil.
Atualmente é trombonista baixo solo da Orquestra Sinfônica do Paraná, e Professor deTrombone no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Bacharel em composição musical e violão pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuou como pesquisador financiado pela fundação araucária escrevendo a biografia de Alberto Borges o único aluno brasileiro de Emilio Pujol, um dos maiores pedagogos de violão do século XX. Esse material é também um dossiê pedagógico dos principais métodos de violão públicados na história do instrumento

Participou também como violonista da orquestra de violões da UEM e diversos festivais e masterclasses com concertistas como Fábio Zanon. Em 2018 lança o concerto de violão solo “Violão em Cores” contemplado em diversos editais de cultura. Em 2019 lança o álbum de canções “Embarcação”.Atualmente divide-se entre as atividades de concertista, compositor e arranjador de música de câmara e professor de solfejo e história da música no Musicaium Academia Filarmônica Brasileira.

Natural do Estado de São Paulo, iniciou os estudos ao piano com cinco anos, logo em seguida voltou-se ao violino e, mais tarde, aos 11, passou a dedicar-se à viola.

Bacharel em instrumento pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e com especialização em Neuropsicopedagogia, participou de centenas de concertos em diversas orquestras sinfônicas, de câmara, quartetos, duos – e como solista; entre as quais a Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqüa de Curitiba, Orquestra Filarmônica de Curitiba, Opera Orchestra Curytiba, Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Orquestra Sinfônica Embap, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra de Câmara Guanamby, entre outras.

Jonatas Rafael da Costa é graduado em trompa pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já estudou com renomados trompistas e maestros da atualidade, como: Luis Garcia (Brasil), Eric Ruske (EUA) e Ignácio Garcia (Alemanha) entre outros.
Como solista, esteve à frente de orquestras como Orquestra Sinfônica de SC, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Orquestra Filarmônica UFPR, Orquestra Prelúdio Joinville. Foi Trompista da Orquestra Cidade de Joinville; Orquestra Sinfônica de Santa Catarina; Orquestra Filarmônica SCAR; Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná. Foi primeira trompa da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.
Atualmente é músico da Orquestra Sinfônica do Paraná, é membro fundador e produtor do Quarteto de Sopros Joinville e trompista do Quinteto de Sopros Jaraguá além de professor/maestro na Escola da Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e professor de trompa do Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira.

Júlio Warken Zabaleta é Mestre em Performance Musical pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA), Bacharel em Música pela Universidade Federal de Pelotas, integrou a Academia de Música da OSESP, sob orientação de Cláudia Nascimento (2019).

Foi professor assistente e integrante do Quinteto de Madeiras da Pós-Graduação da Universidade do Colorado em Boulder (EUA), sob orientação de Christina Jennings. Zabaleta tem participado de diversos festivais internacionais de música e masterclasses com renomados flautistas, como Emmanuel Pahud, Sir James Galway, Ransom Wilson, Jessica Dalsant e Lorna McGhee. Em 2017, Zabaleta conquistou segundo prêmio da Competição Memorial Ekstrand de Performance Musical. Atualmente é flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná e Professor no Musicarium.

Lina Abe é percussionista de música de concerto e educadora musical. Atualmente se dedica à pesquisa na área de Educação e Cognição Musical sobre metodologia de ensino para performance musical. É Mestre em Música e Emoção e doutoranda em Cognição musical na Universidade Federal do Paraná.

Formado em Licenciatura em Música pela Universidade metropolitana de Santos, Iniciou seus estudos na música com o clarinete com 12 anos e aos 16 anos começou a estudar oboé.
Frequentou a Emesp Tom Jobim onde teve aulas com Ricardo Barbosa e foi bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, da Banda Sinfônica de Taubaté e da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo.
Foi bolsista de importantes festivais nacionais e em 2019 foi indicado ao prêmio Eleazar de Carvalho. Participou de master classes com grandes nomes como Heinz Holliger, Jonathan Kelly,Christian Wetzel, Cristina Gomez, Isaac Duarte, entre outros. Em 2020 ganhou o prêmio Aluno revelação oriundo de instituição pública no concurso Jovens solistas do FIMUCA.
Já se apresentou com a OSESP e também foi músico convidado na Orquestra do Theatro municipal de São Paulo. Atualmente é oboísta da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Começou a estudar violino aos 4 anos em Curitiba. Seguiu seus estudos na Suíça, no conservatório de Winterthur com o professor Werner Goos e posteriormente na Hochschule em Zurique com Frau Häberli, aluna de Ivan Galamin e com o solista e regente sérvio Robert Bokor.

Viveu na Suíça por 10 anos, fez parte de várias orquestras como 21st Century Orchester na sala KKL durante 3 anos, Basel Sinfonieta como convidada e Sinfônica de Zurique na Tonhalle por 5 anos.

Faz parte de diversas formações de câmara no Brasil, como solista e também em orquestras e atua como professora de violino em várias cidades e faz parte do corpo docente do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira em Joinville.

Possui graduação e pós-graduação em violino pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim (Universidade de Música e Artes Cênicas de Mannheim) da Alemanha e é doutorando em Música Especializada em Violino na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhou como concertino associado da Filarmônica de Mannheim e violinista convidado da Heidelberger Sinfoniker, da Baden-Baden Philharmoniker, da Mannheimer Mozartorchester, da Philharmonie der Nationen, entre outros e apresentou-se em alguns dos mais prestigiados festivais e salas de concerto na europa, ásia e américas.

Foi ganhador do Prêmio ARPA na Cidade do México e do Prêmio Mara Internacional de Violinista com Maior Projeção Internacional, na cidade de Maracaibo, Venezuela, além de uma indicação para um Grammy Latino.

Atuou como diretor do Conservatório de Música José Luís Paz e do núcleo Maracaibo Centro Lecionou no Classical Music Institute em em San Antonio, Texas e é professor de violino desde 2019 no Musicarium.

Bacharel em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com pós graduação em Gestão Cultural pelo SENAC Centro Universitário.

Participou de diversos Festivais de Música como a Oficina de Música de Curitiba, Festival Internacional de Música de Gramado, entre outros.

Foi solista com a Orquestra Filarmônica da UFPR e convidado para tocar com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Winterthur. Já atuou como primeiro violoncelo na Orquestra de Blumenau, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, entre outras.

Foi professor convidado de 4 edições do Festival de Música de Cascavel, e é professor de violoncelo e ensaiador da Camerata de Cordas do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

EQUIPE

SERGIO OGAWA • diretor-presidente

Maestro com mais de 35 anos de experiência no desenvolvimento de orquestras infantojuvenis. Já participou da formação de mais de 600 jovens músicos em projetos por todo o Brasil. Em 1983, dá início a um conjunto de cordas com 7 crianças, que dez anos mais tarde se torna uma orquestra filarmônica jovem, realizando concertos no Brasil, América do Sul, Japão e Estados Unidos.

Em 2016, é convidado a assumir uma missão desafiadora: dar início ao projeto do Instituto Core de Música, que se tornaria o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, fazendo dele um centro musical de excelência na formação de jovens talentos e orquestras. Além das funções de Maestro e Diretor Artístico Pedagógico, atua como CEO – conduzindo a gestão, infraestrutura e relacionamento com parceiros e investidores.

Karla Flores de Lima • Gerente de Serviços Culturais

É formada em Economia, pela Università di Studi di Firenze (Itália), e em Processos Gerenciais, pela Universidade Castelo Branco. Possui especialização em Controladoria, pela Universidade Federal do Paraná, e também em Produção da Arte e Gestão da Cultura (PUC/PR).

Atuou durante 20 anos na área de gestão e pelo menos 10 anos na área de Controladoria. Ingressou no universo artístico como flautista amadora no Núcleo de Desenvolvimento para Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, em Curitiba, chegando a assumir a vice-coordenadoria deste mesmo núcleo.

Atua no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira desde a sua fundação no desenvolvimento e coordenação de projetos, captação e gestão de recursos.

Raphael schmitz • analista de marketing

É formado em Desenho Industrial, com pós-graduação em Marketing Estratégico e mestrado em Design e Expressão Gráfica. Conta com experiência de mais de 20 anos em diversas áreas do design gráfico, branding e ilustração.

Paralelamente, leciona há mais de 15 anos como professor adjunto nos Cursos de Design e Artes Visuais da Universidade da Região de Joinville nas disciplinas de Desenho, Ilustração e Computação Gráfica. No Musicarium, é responsável pela gestão de marca e pelo desenvolvimento de estratégias e materiais de marketing e comunicação.