futura sede
futuras instalações
do musicarium
O projeto da futura sede do Musicarium contempla dois edifícios interligados: o prédio da Academia de Música, que atenderá cerca de 500 alunos, e o Concert Hall, com capacidade para uma plateia de 700 pessoas.
Um ambiente com infraestrutura de padrão internacional para o desenvolvimento da cultura musical, onde a comunidade poderá vivenciar a música de forma gratuita, em um espaço de integração e inclusão que vai trazer a inspiração e a infraestrutura necessárias para promover a formação de músicos de alta performance e a propagação da cultura na sociedade.
O projeto arquitetônico é assinado pela Metroquadrado Arquitetura, uma renomada empresa da região, que conta com um completo portfólio de projetos comerciais e residenciais.
O projeto acústico requer atenção especial e terá a assinatura da Nagata Acoustics, uma das poucas empresas no mundo especializadas nessa área.
Com vasto know-how em serviços de design acústico de alta performance, a Nagata é uma referência mundial, responsável pelas melhores salas de concerto do mundo, como a Philhamornie de Paris, a Elbphilharmonie, em Hamburgo, e o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles.
Desde 2018, o Musicarium está em contato direto com a Nagata Acoustics para definições do escopo e visitas técnicas. Motoo Komoda, atual CEO da Nagata, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente o trabalho do Musicarium.
“Este projeto é muito especial, pois eles se preocupam com as crianças acima de tudo. Eles vão formar crianças para se tornarem músicos de nível profissional e então formar a orquestra. Eu acho que é uma excelente ideia.”
Motoo Komoda – CEO Nagata Acoustics
localização
A sede do Musicarium ocupará um lugar de destaque no coração do bairro Cidade das Águas, em um terreno de 4.870,90 m² doado pelo grupo HPB – Hansen Pedra Branca.
Sua localização é privilegiada, na Rua Ottokar Doerffel, próxima a uma das principais entradas de Joinville. O planejamento prevê o início das obras para 2024, com a entrega em 2030.
O Cidade das Águas é um bairro inteligente, localizado na região central de Joinville (SC), com 250.000 m² distribuídos entre moradias, escritórios, comércios e serviços. Ele foi projetado para que, além das mais de 10 mil pessoas que convivem nele, toda a cidade possa usufruir de seus ambientes, visto que ele possui 70% de área destinada ao convívio em praças, calçadas, ruas e parques.
ACADEMIA DE MÚSICA
A Academia de Música do Musicarium será marco no desenvolvimento da cultura musical da região e contará com uma estrutura de 6 mil m² para atender cerca de 500 alunos. O ambiente terá salas de aula destinadas ao estudo da teoria musical, espaços acusticamente compatíveis à prática de diferentes instrumentos e, ainda, uma sala de ensaios para grupos de
câmaras e orquestras.
A academia também permitirá fomentar o intercâmbio de alunos e professores do Brasil e exterior, se tornando um centro de formação internacional para jovens talentos e orquestras.
sala de concertos
O Concert Hall será o lar da Orquestra Filarmônica Profissional do Musicarium e permitirá comportar apresentações das maiores orquestras do Brasil e do mundo, inserindo Joinville no circuito internacional de concertos.
Com capacidade para 700 espectadores, a estrutura foi pensada para comportar grandes orquestras e terá a proposta inovadora de reproduzir em alta qualidade o som e a imagem dos espetáculos na fachada do edifício, possibilitando que milhares de pessoas apreciem as apresentações gratuitamente.
Todo o projeto será realizado por meio de captação de recursos com pessoas, empresas, patrocinadores e parcerias nacionais e internacionais.
Acessibilidade e democratização da cultura
Além de servir de palco para as apresentações das orquestras e grupos de câmara do Musicarium, o Concert Hall também permitirá inserir a cidade no circuito internacional de grandes concertos e eventos. Além disso, estima-se que o complexo pode gerar até 300 empregos diretos e indiretos, beneficiando tanto a cultura quanto a economia da região.
Um ambiente para a comunidade vivenciar a música por meio da transmissão de espetáculos, com projeção de vídeo e áudio de alta qualidade na área externa do prédio, possibilitando a acessibilidade para um grande público de forma gratuita e criando um espaço de integração sociocultural único no país.