skip to Main Content

Musicarium ganha terreno para construção de sede no bairro Cidade das Águas

Compartilhe este post

A parceria firmada entre o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira e o bairro Cidade das Águas, em Joinville/SC, ocorreu em dezembro de 2021. O encontro oficializou a doação do terreno de 4.870 m², em uma localização privilegiada na Cidade das Águas, para a construção da sede do Musicarium, que contempla uma Academia de Música e um Concert Hall.

O Musicarium teve a oportunidade de mostrar que o centro de formação de orquestras tem o propósito de desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação humanista e uma cultura musical de excelência.

A apresentação da Orquestra Infantojuvenil, com crianças e jovens entre 7 e 17 anos, encantou a plateia, mostrando que a dedicação e a vontade de construir uma carreira musical transforma vidas. “Eu estou realmente muito emocionado com o que vi aqui. Temos a certeza de que a cultura é a protagonista dessa vida urbana que estamos construindo na Cidade das Águas”, completa Danilo Conti, Diretor Geral da Cidade das Águas.

Felipe Hansen, presidente do Conselho da Cidade das Águas, destacou que essa obra ficará como um legado para a cidade. “Temos o desafio de construir algo grandioso e com muito trabalho e dedicação nos reunimos aqui para celebrar essa união entre Musicarium e Cidade das Águas. Isso terá um impacto gigantesco para a cidade. Certamente é mais um legado que vamos deixar”, relata Felipe, que também é presidente do Conselho de Administração do Grupo Tigre.

Também marcou presença no evento o Yuji Matsuoka, presidente da Yamaha Musical do Brasil. “Yamaha tem apoiado o Musicarium oferecendo condições especiais e apoio técnico para aquisições de diversos instrumentos para orquestra. O Musicarium tem os valores da Yamaha e queremos inspirar a paixão das pessoas com a música”.

O projeto

 

A nova sede do Musicarium será composta por dois edifícios interligados – a Academia de Música e o Concert Hall -. Será no coração da Cidade das Águas, o 1º bairro-cidade de Joinville, localizado no bairro Atiradores. A Cidade das Águas será um local para ser usufruído por toda a cidade, sem barreiras de entrada e saída, com mais de 30 mil metros quadrados de áreas destinadas a valorizar o convívio entre as pessoas em praças, calçadas, ruas e parques.

Neste ambiente, o Concert Hall do Musicarium vai oportunizar que a comunidade vivencie a música não apenas dentro da sala de concertos, pois o projeto prevê a transmissão de espetáculos com projeção de áudio e vídeo de alta qualidade na área externa do prédio, possibilitando que mais de duas mil pessoas apreciem as apresentações gratuitamente, criando um espaço de integração sociocultural único no país.

Temos um propósito de educação, cultura e inovação que estamos construindo a passos largos. Muitas pessoas físicas e jurídicas já contribuem por acreditarem na transformação sociocultural que estamos promovendo na cidade, por meio do Musicarium. Joinville, certamente, entrará na rota das apresentações de concertos internacionais aqui no Brasil”, destaca Ernesto Heinzelmann, presidente do Conselho de Administração do Musicarium.

Autora: Taísa Rodrigues

  outras notícias