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about
musicarium

OUR PURPOSE

Musicarium is a training center for orchestras, with the purpose of developing young talent by investing in excellent, humanistic musical education and culture. We are a non-profit association that develops cultural work with social impact.

THE BEGINNING

With the objective of establishing a Professional Philharmonic Orchestra, Musicarium started in 2017, as a project of the Core Excellence Center, focused on basic training, with children’s musicalization and musical initiation.

The relevance of the institute’s sociocultural purpose was confirmed in its first selection process, when the first 100 available spots were disputed by 700 candidates, of which 85% were children and youth from the public school system.

GOALS ACHIEVED

After three years of accomplished goals, a Children’s Orchestra, and some even greater plans in the pipeline, the Core Institute of Music assumed its own legal identity as Brazilian Musicarium Philharmonic Academy. With the objective of becoming an international player, it continued to transform lives through music, fostering culture, and forming citizens of excellence.

MUSICARIUM DIFFERENTIALS

The Best Faculty

In addition to having a solid background in Brazil and abroad, our teachers have experience as instrumentalists in professional symphony orchestras. Our teachers’ methodology consolidates Musicarium as a center for training orchestras with a focus on children and youth.

High Quality Instruments

Students utilize some of the best instruments around from day one of their training. We have partnerships with the world’s largest professional instrument makers, as well as individuals who kindly provide real gems from their private collections for use at the school and presentations. Many of our partners consider Musicarium a reference in the development of young musicians and in the formation of orchestras.

Focus on the individual

Musicarium sees beyond the spectacle and is driven to provide kids and youth at the academy with a superior musical environment that inspires them to find new paths and a safe and dignified future.

At Musicarium, we have:

  • Personalized pedagogical and artistic programs;
  • Long-term planning;
  • Investment in infrastructure;
  • Governance with lean, effective, and transparent management.

STUDENTS

FACULTY

Graduada em Licenciatura em Música pela Unespar/Embap, tendo como instrumentos o piano e a flauta doce, e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano do Grupo de Pesquisa em Envelhecimento Humano.

Participa ativamente de cursos, oficinas, seminários e workshops na área de educação musical. Atuante em projetos sociais como professora de crianças e adolescentes na musicalização infantil, flauta doce, teoria musical e canto coral.

Realizou intercâmbio para Hamburgo/Alemanha, através do Projeto Dorcas, onde participou de atividades de canto coral, flauta doce e educação. Regeu o Coral da Caixa de Assistência ao Advogado e OAB Paraná, e atualmente é regente do Coral do Ministério Público do Paraná e professora de flauta no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Iniciou os estudos de música e trompete na igreja Assembléia de Deus, com o professor Paulo César Francisco e, em seguida, no Centro Cultural de Bauru com o professor Paulo Marcos Gomes Pereira.

É formado em trompete pelo Conservatório de Tatuí e em educação musical pela Universidade do Sagrado Coração (USC-Bauru) e mestrando em música pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Atuou como regente da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, educador e supervisor técnico do Projeto Guri e trompetista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Atualmente, é trompetista da Orquestra Sinfônica do Paraná, professor de trompete no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Bacharel em piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (atual UNESPAR) e pós-graduado como pianista acompanhador pela FAAC. Iniciou seus estudos musicais com o órgão eletrônico aos seis anos de idade.
Estudou com a renomada pianista russa Olga Kiun e já participou de masterclasses com Martina Graff (Alemanha), David Witten (EUA), IHsuan Tsai (China) e Evgene Izotov (Rússia).
Atua como pianista da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville onde já acumulou o cargo de coordenador do Núcleo Musical. Possui ampla experiência atuando como pianista em grupos de câmera e orquestra, em Curitiba e Joinville. Atua ativamente como pianista de diversos coros pelas cidades de Joinville, Pirabeiraba e Itapoá, como o coro do Vox Camerata e o coro da Sociedade Cultural Lírica.
Atualmente, integra o corpo docente da Musicarium Academia Filarmônica Brasileira lecionando piano.

Bacharel em Música – Instrumento Percussão pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP) Mestrando em Música na Universidade Estadual do Paraná, Escola de Música e Belas Artes (PPG- Mus). Foi aluno na classe do professor Rubén Zuñiga no Instituto Baccarelli, atuando também como percussionista/timpanista da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.

Foi ganhador do primeiro Concurso De Música De Câmara do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos”. No ano de 2016 obteve o segundo lugar no Concurso P.A.S Brasil De Percussão Orquestral. No Equador, ministrou workshops e realizou concerto no Conservatório Nacional de Música de Quito além de tocar com Mónica Navas (duo de percussão) no teatro Casa de la Música em Quito. Atuou como percussionista solista da Orquestra Sinfônica do theatro São Pedro (2015-2017). Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica do Paraná e do grupo Lapercutório e Leciona percussão no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Graduada em Pedagogia pela UNIPAR (Universidade do Paraná) com formação em Piano, Teoria e Solfejo Musical, Iniciação à Regência, História da Música e Harmonia pela Academia Musical Schubert com a Professora Austríaca Vera Schubert e com o pianista Antonio Bezzan. Ao longo de sua carreira profissional, lecionou Piano, Teoria Musical, Flauta Doce, Órgão Eletrônico e Teclado Eletrônico.

Pianista, arranjador e compositor, premiado em vários concursos de piano, é autor de composições e arranjos para formações orquestrais e de câmara de destaque no país. Integrou a classe da respeitada pianista russa Olga Kiun, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Atua como pianista e arranjador da orquestra “à Base de Sopro” do CMPB onde já atuou com Egberto Gismonti, André Mehmari, Nailor Proveta, Léa Freie, entre outros. Como solista, já se apresentou com os principais grupos de música erudita do Paraná; OSP e Camerata Antiqua de Curitiba.

Lecionou durante 2 anos no Curso Superior de Música da UFPR e na Escola de música e belas artes do Paraná. Atualmente trabalha como instrumentista contratado e arranjador de estudio e leciona piano no Musicarium Academia Filarmonica Brasileira.

Iniciou seus estudos de trombone no projeto sociocultural NEOJIBA, onde chegou a fazer parte da principal Orquestra do projeto com a qual realizou 3 turnês internacionais, nos Estados Unidos, Suíça , Inglaterra, Itália e França
Ministrou master classes para mais de 100 alunos no interior e na capital da Bahia e representou o Brasil na Youth International Orchestra, que realizou o concerto de aniversário da ONU na sua sede em NY no ano de 2014.
Também foi representante brasileiro em duas turnês internacionais da Orchestra of the Americas na europa e no México. Nessa orquestra teve como professor e coach Karl Frisendahl (Royal Stokolm Orchestra) e Martin Schippers (Royal Concertgebouw Orchestra).
Foi vencedor do 1⁰ prêmio no concurso de solista da ABT( Associação Brasileira de Trombone) e do 2⁰ prêmio no Concurso de solista do Projeto Bone Brasil.
Atualmente é trombonista baixo solo da Orquestra Sinfônica do Paraná, e Professor deTrombone no Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

Bacharel em composição musical e violão pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atuou como pesquisador financiado pela fundação araucária escrevendo a biografia de Alberto Borges o único aluno brasileiro de Emilio Pujol, um dos maiores pedagogos de violão do século XX. Esse material é também um dossiê pedagógico dos principais métodos de violão públicados na história do instrumento

Participou também como violonista da orquestra de violões da UEM e diversos festivais e masterclasses com concertistas como Fábio Zanon. Em 2018 lança o concerto de violão solo “Violão em Cores” contemplado em diversos editais de cultura. Em 2019 lança o álbum de canções “Embarcação”.Atualmente divide-se entre as atividades de concertista, compositor e arranjador de música de câmara e professor de solfejo e história da música no Musicaium Academia Filarmônica Brasileira.

Natural do Estado de São Paulo, iniciou os estudos ao piano com cinco anos, logo em seguida voltou-se ao violino e, mais tarde, aos 11, passou a dedicar-se à viola.

Bacharel em instrumento pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e com especialização em Neuropsicopedagogia, participou de centenas de concertos em diversas orquestras sinfônicas, de câmara, quartetos, duos – e como solista; entre as quais a Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqüa de Curitiba, Orquestra Filarmônica de Curitiba, Opera Orchestra Curytiba, Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Orquestra Sinfônica Embap, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra de Câmara Guanamby, entre outras.

Jonatas Rafael da Costa é graduado em trompa pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já estudou com renomados trompistas e maestros da atualidade, como: Luis Garcia (Brasil), Eric Ruske (EUA) e Ignácio Garcia (Alemanha) entre outros.
Como solista, esteve à frente de orquestras como Orquestra Sinfônica de SC, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Orquestra Filarmônica UFPR, Orquestra Prelúdio Joinville. Foi Trompista da Orquestra Cidade de Joinville; Orquestra Sinfônica de Santa Catarina; Orquestra Filarmônica SCAR; Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná. Foi primeira trompa da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.
Atualmente é músico da Orquestra Sinfônica do Paraná, é membro fundador e produtor do Quarteto de Sopros Joinville e trompista do Quinteto de Sopros Jaraguá além de professor/maestro na Escola da Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e professor de trompa do Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira.

Júlio Warken Zabaleta é Mestre em Performance Musical pela Universidade do Colorado em Boulder (EUA), Bacharel em Música pela Universidade Federal de Pelotas, integrou a Academia de Música da OSESP, sob orientação de Cláudia Nascimento (2019).

Foi professor assistente e integrante do Quinteto de Madeiras da Pós-Graduação da Universidade do Colorado em Boulder (EUA), sob orientação de Christina Jennings. Zabaleta tem participado de diversos festivais internacionais de música e masterclasses com renomados flautistas, como Emmanuel Pahud, Sir James Galway, Ransom Wilson, Jessica Dalsant e Lorna McGhee. Em 2017, Zabaleta conquistou segundo prêmio da Competição Memorial Ekstrand de Performance Musical. Atualmente é flautista da Orquestra Sinfônica do Paraná e Professor no Musicarium.

Lina Abe é percussionista de música de concerto e educadora musical. Atualmente se dedica à pesquisa na área de Educação e Cognição Musical sobre metodologia de ensino para performance musical. É Mestre em Música e Emoção e doutoranda em Cognição musical na Universidade Federal do Paraná.

Formado em Licenciatura em Música pela Universidade metropolitana de Santos, Iniciou seus estudos na música com o clarinete com 12 anos e aos 16 anos começou a estudar oboé.
Frequentou a Emesp Tom Jobim onde teve aulas com Ricardo Barbosa e foi bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté, da Banda Sinfônica de Taubaté e da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo.
Foi bolsista de importantes festivais nacionais e em 2019 foi indicado ao prêmio Eleazar de Carvalho. Participou de master classes com grandes nomes como Heinz Holliger, Jonathan Kelly,Christian Wetzel, Cristina Gomez, Isaac Duarte, entre outros. Em 2020 ganhou o prêmio Aluno revelação oriundo de instituição pública no concurso Jovens solistas do FIMUCA.
Já se apresentou com a OSESP e também foi músico convidado na Orquestra do Theatro municipal de São Paulo. Atualmente é oboísta da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Começou a estudar violino aos 4 anos em Curitiba. Seguiu seus estudos na Suíça, no conservatório de Winterthur com o professor Werner Goos e posteriormente na Hochschule em Zurique com Frau Häberli, aluna de Ivan Galamin e com o solista e regente sérvio Robert Bokor.

Viveu na Suíça por 10 anos, fez parte de várias orquestras como 21st Century Orchester na sala KKL durante 3 anos, Basel Sinfonieta como convidada e Sinfônica de Zurique na Tonhalle por 5 anos.

Faz parte de diversas formações de câmara no Brasil, como solista e também em orquestras e atua como professora de violino em várias cidades e faz parte do corpo docente do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira em Joinville.

Possui graduação e pós-graduação em violino pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim (Universidade de Música e Artes Cênicas de Mannheim) da Alemanha e é doutorando em Música Especializada em Violino na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhou como concertino associado da Filarmônica de Mannheim e violinista convidado da Heidelberger Sinfoniker, da Baden-Baden Philharmoniker, da Mannheimer Mozartorchester, da Philharmonie der Nationen, entre outros e apresentou-se em alguns dos mais prestigiados festivais e salas de concerto na europa, ásia e américas.

Foi ganhador do Prêmio ARPA na Cidade do México e do Prêmio Mara Internacional de Violinista com Maior Projeção Internacional, na cidade de Maracaibo, Venezuela, além de uma indicação para um Grammy Latino.

Atuou como diretor do Conservatório de Música José Luís Paz e do núcleo Maracaibo Centro Lecionou no Classical Music Institute em em San Antonio, Texas e é professor de violino desde 2019 no Musicarium.

Bacharel em Violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com pós graduação em Gestão Cultural pelo SENAC Centro Universitário.

Participou de diversos Festivais de Música como a Oficina de Música de Curitiba, Festival Internacional de Música de Gramado, entre outros.

Foi solista com a Orquestra Filarmônica da UFPR e convidado para tocar com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Winterthur. Já atuou como primeiro violoncelo na Orquestra de Blumenau, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Filarmonia Santa Catarina, Orquestra da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, entre outras.

Foi professor convidado de 4 edições do Festival de Música de Cascavel, e é professor de violoncelo e ensaiador da Camerata de Cordas do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.

TEAM

SERGIO OGAWA • President – Director

Conductor with more than 35 years of experience in the development of children’s orchestras, he participated in the training of more than 600 young musicians in projects throughout Brazil.

In 1983, he started a strings group with 7
children, which ten years later become a youth philharmonic orchestra, performing concerts in Brazil,
South America, Japan and the United States.

In 2016, he was invited to take on a challenging mission:
to start a project called the Core Institute of Music, which
would become the Musicarium Brazilian Philharmonic Academy,
making it a musical center of excellence in the training of young talents and orchestras. In addition to the functions of conductor and artistic-pedagogical director, Sergio acts as CEO, leading the management, infrastructure, and relationship with partners and investors.

Karla Flores de Lima • Cultural Services Manager

Graduated in Economics from the Università di Studi di Firenze (Italy) and in Management Processes from the Castelo Branco University, she also has a specialization in Controllership from the Federal University of Paraná, and also in Art Production and Culture Management from PUC/PR.
She worked for 20 years in various management positions and at least 10 years in the controllership area. She entered the artistic universe as an amateur flutist at the Development Center of the Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda, in Curitiba, becoming vice-coordinator of the same group.

She has worked at Musicarium since its foundation as Instituto Core de Música, in 2017, in the development and coordination of projects, fundraising, and management.

Raphael schmitz • Marketing Analyst

Graduated in Industrial Design, with a postgraduate degree in Strategic Marketing, and a master’s degree in Design and Graphic Expression, he has more than 20 years of experience in various areas of graphic design, branding, and illustration.

At the same time, he has been teaching for over 15 years as a university professor in the subjects of Drawing, Illustration and Computer Graphics.

At Musicarium, he is responsible for brand management, marketing development, and communication strategies.